Quando pensamos em oração vem a nossa mente que necessitamos falar muitas coisas para que a nossa seja fecunda e produtiva. Achamos que precisamos passar longas horas em oração para que ela seja ouvida por Deus. Quando na verdade precisamos prestar atenção nos pequenos detalhes que vão fazer a grande diferença em nossa espiritualidade.
Falando de oração precisamos nos perguntar se quando vou para a minha oração pessoal, como está o meu silêncio interior? Mas porque do silêncio interior? Esse processo me conecta com o criador de uma forma mais profunda e produtiva e não irei desperdiçar o meu contato com o Altíssimo. E não só isso, o silêncio me conecta comigo mesmo e me faz conhecer os meus limites e minhas potencialidades.
A oração frutífera é aquela que você começa a expressar ao criador tudo o que está acontecendo ao seu redor. E prestar atenção nos pequenos detalhes de como o criador quer se manifestar com a gente. São pequenas formas de manifestação do Criador de se comunicar com a gente, que no mundo corrido, passam despercebidos aos nossos olhos. E por não estarmos muito ligado a esses detalhes que ficamos imaginando que o Criador se esqueceu de nós.
O que de repente pode estar acontecendo com a nossa falha na oração é a vida corrida que nos propomos. É a nossa falta de contemplação diante da obra criadora de Deus. O nosso coração muitas vezes se parece como uma geladeira. Ainda temos a nossa falta de percepção de transformar os momentos da nossa vida como uma forma de oração pessoal.
Mas a grande verdade da oração é que nós não estamos dispostos a escutar Deus. Mas o jeito de Deus falar é de modo silencioso e amoroso. Deus não é agitado e nem tampouco imediatista. A sua resposta é de modo generoso e abundante na sua simplicidade. Deus é grande, mas a ação se revela nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes que a vida nos coloca no dia a dia. Precisamos diante de tudo isso, transformar os nossos momentos do dia a dia como vida de oração.
Portanto, meus irmãos, para que a nossa oração seja verdadeiramente um encontro amoroso com Deus, deixe ele te amar na sua simplicidade e humildade. Seja paciencioso com Deus e perceba os sinais de sua manifestação através dos acontecimentos da sua vida. Aproveite cada momento do teu dia para falar e ouvir a voz de Deus. Não espere que sua oração seja fecunda se você não consegue escutar a voz de Deus. Silencie!