Mais uma data tão especial se aproxima. O dia em que somos convidados a olhar com carinho para aquela que nos gerou, que nos carregou no seu ventre e que nos deu a vida. Aquela que muitas vezes sacrifica a si mesma para doar tudo aos filhos. Aquela que nos ensina o que significa amor doação, amor ágape, amor de sacrifício.

Queremos compreender realmente o que significa amar e doar-se? Temos que olhar para a figura da mãe. Quantas vezes vemos mães se anular em sua vida para dar dignidade a sua família, seus filhos. Diante disso, acompanhamos mães com dupla jornada, trabalhando fora e ainda tem que se ocupar das tarefas domésticas.

Devemos também olhar para as mães solteiras, que não são simplesmente mães solteiras, são mães que muitas vezes optaram por não seguir com o seu companheiro por não aceitarem o filho. E não nos enganemos pensando que esses filhos seriam de outro relacionamento, são filhos gerados em comum consenso, e que não quiseram assumir, livrando-se assim do compromisso. Todas as mães têm seu jeito especial de educar seus filhos, algumas mães são carinhosas, outras repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo, podemos afirmar com toda a certeza de que são mães guerreiras.

Falar sobre o Dia das Mães, exige de nós um olhar para esse ser humano tantas vezes não compreendida e tantas vezes desprezada na sua velhice. Quantas mães que são literalmente jogadas nos asilos porque não tem espaço na casa dos filhos. E ainda, temos que refletir quantas mães que estão na casa dos filhos, mais são maltratadas, são ignoradas por seus familiares.

Portanto, queremos parabenizar todas as mães que neste dia serão lembradas por seus filhos e aquelas que serão esquecidas por eles. Vamos pedir a Mãe de todas as Mães que olhem por essas mulheres, queremos pedir a Maria nossa mãe que cubra com o seu manto sagrado todas as mães do mundo inteiro. Vamos queridos filhos com carinho dar aquele abraço gostoso de gratidão, de reconhecimento e de amor naquela que se preciso for dará a vida por você, sua mãe.

Frei Silvio Cesar Ferreira